MATÉRIA DO CORREIO BRASILIENSE
BRASÍLIA 50 ANOS
Festa pensada por autoridades
Jurtistas e ex-governadores, entre outras personalidades, vão integrar comissão sobre o aniversário da capital. Arruda presidirá o grupo
Ana Maria Campos
Uma comissão formada por 50 autoridades que vivem na capital do país — entre os quais seis ex-governadores do DF, os presidentes do Congresso, José Sarney (PMDB-AP), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes — vai se encarregar de preparar propostas para a festa do cinquentenário de Brasília. Os representantes do órgão consultivo, presidido pelo governador José Roberto Arruda (DEM), tomarão posse no próximo dia 5, em solenidade no Museu da República.
Os convites estão a cargo do vice-governador Paulo Octávio (DEM), que nas últimas duas semanas tem conversado com cada um dos escolhidos. Na última sexta-feira, ele telefonou para o ex-governador Joaquim Roriz (PMDB) para consultá-lo sobre a possibilidade de participar do grupo. A proposta foi aceita, mas o peemedebista não irá à posse porque viajou para os Estados Unidos. Maria de Lourdes Abadia (PSDB), o senador Cristovam Buarque (PDT), o conselheiro Ronaldo Costa Couto, do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), e os empresários José Ornellas e Wanderley Vallim, todos ex-governadores, confirmaram presença na cerimônia.
Polêmica
Paulo Octávio garante que a escolha dos membros da comissão deixou interesses políticos de lado. “Brasília está acima dessas discussões eleitorais”, afirmou. A proposta de convidar Roriz para a discussão sobre a festa de 50 anos de Brasília despertou controvérsias no governo, já que no próximo ano haverá eleição e existe uma possibilidade de o peemedebista concorrer a um novo mandato contra a atual administração. Mas a ideia acabou prevalecendo a pedido do vice-governador. “A celebração dos 50 anos de Brasília não tem uma conotação política”, reiterou ao Correio.
Entre as autoridades políticas convidadas estão ainda o senador Adelmir Santana (DEM-DF), como presidente da Fecomércio-DF (Federação do Comércio), e o deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que preside comissão da Câmara dos Deputados sobre o aniversário da capital federal. O presidente da Câmara Legislativa, Leonardo Prudente (DEM), também está na lista. Pelo governo federal, dois ministros, Luiz Barretto (Turismo) e Juca Ferreira (Cultura), também estarão na comissão. Paulo Octávio decidiu incluir ainda o procurador-geral de Justiça do DF, Leonardo Bandarra, e os presidentes do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), Paulo César Ávila, e do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, desembargador Nívio Gonçalves.
De acordo com o vice-governador, o senador José Sarney, envolvido numa crise no Senado por conta de denúncias de favorecimento a familiares, prometeu participar da solenidade no Museu da República. O convite, no entanto, é para o presidente do Congresso Nacional. Caso Sarney decida se afastar ou renunciar ao cargo, seu substituto deverá ganhar assento na comissão. Um outro grupo executivo presidido por Paulo Octávio, formado por 15 integrantes do governo, vai colocar em prática as ideias apresentadas pela comissão consultiva com 50 autoridades.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário