quinta-feira, 9 de julho de 2009
Software Musibraille:música na escuridão!
Lançado em Brasília o Software Musibraille, criado pela coordenadora do Curso de Musicografia Braille da Escola de Música de Brasília, Dolores Tomé, e pelo professore do Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), José Antonio dos Santos Borges.O Musibraille, " veio para mudar a vida dos deficientes visuais, criando condições de aprendizagem musical para quem perdeu a visão" diz Dolores.
O lançamento aconteceu na Biblioteca Nacional de Brasília, em solenidade concorrida,e o evento contou com as presenças do Governador José Roberto Arruda; do Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende,do Secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Américo Córdula,e do secretario de Cultura do DF, Silvestre Gorgulho,entre outras autoridades.
Dolores Tomé, flautista e especialista em musicografia braille, explica que o Musibraille é o primeiro software em língua portuguesa capaz de transcrever partituras musicais para o braille. "A partir de agora, poderemos atender todos os cegos e acabar com a essa história de professores de música que recusam a dar aulas para cegos por não saberem o braille".Com o programa será possível ensinar a parte teórica da mesma forma para todos, e o professor capacitado poderá ajudar ao aluno cego a ter acesso ao material. “Com a partitura dentro das universidades, conservatórios e escolas de música, o cego não pode ser um mero aluno ouvinte. Agora, ele terá as ferramentas para ler as partituras”,diz.
Segundo o prof. da UFRJ, José Antonio dos Santos Borges, doutor em Engenharia de Sistemas e Computação e parceiro de Dolores no Musibraille,o programa demorou nove anos para ficar pronto e teve o patrocínio da Petrobrás, com custo total de R$ 200 mil.
O Musibraille será apresentado em oficinas de capacitação que serão realizadas em várias capitais do Brasil, e também será distribuído na internet para ser baixado gratuitamente.
A programação de oficinas prevê capacitações em Brasília (de 7 a 10 de julho na Biblioteca Nacional de Brasília); em Recife (de 3 a 7 de agosto na Biblioteca Pública Pernambucana da Secretaria de Educação do Estado); em Belém (de 1 a 5 de setembro na Universidade Federal do Pará); no Rio de Janeiro (de 5 a 9 de outubro no Instituto Benjamim Constant); e em Porto Alegre (de 9 a 13 de novembro em local a definir).
Mais informações podem ser obtidas com a coordenadora do projeto, Dolores Tomé no e-mail dolorestome@terra.com.br.
Veja outras entrevistas:
ORLANDO BRITO- MÚSICO DO MATO GROSSO
http://www.youtube.com/watch?v=wJmUVqQ2mbk
Carlos Alberto Miranda- Coordenador de Comunicação da Petrobrás
http://www.youtube.com/v/kEV1BptwU4g&hl=pt-br&fs=1&
Silvestre Gorgulho-Secretário de Cultura do DF
http://www.youtube.com/v/JCONsV1YGTs&hl=pt-br&fs=1&
Martinha Clarete - Diretora de Políticas de Educação Especial do ME
http://www.youtube.com/watch?v=vlF657xDsR8
Clique aqui para conhecer o projeto Musibraille
http://intervox.nce.ufrj.br/musibraille/acervo.htm
Produzido pela Agenda Pública: Brasília 50 anos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Que beleza, grande iniciativa.Parabéns !!!
Postar um comentário